Momento Siruba

Voltar para a lista de posts

Artigos
Saiba mais: Patchwork

Tags: Patchwork,Artigos,Tecnologia,Feiras e Eventos,Utilidades,Noticias,Novidades

Olá, pessoal!

Nesta postagem, eu falarei sobre o patchwork que, atualmente, é produzido tanto manualmente quanto na máquina de costura. Esse trabalho é elaborado no mundo todo, e, para inúmeras pessoas, deixou de ser um "passatempo" ou um artesanato e se tornou uma arte, um trabalho. Então, vamos conhecer um pouquinho sobre como o patchwork surgiu?

O patchwork“trabalho de retalhos”, em português – é a técnica de unir retalhos variados, compondo diversas misturas de colorações, formatos e design. O patchwork também é conhecido como “colcha da vovó”.

O homem sempre exerceu o ofício de tecer, desde os ancestrais faraós – que viveram no século IX a.C. –, passando a migração da técnica aos comerciantes no Oriente, atingindo as terras inglesas no século XI.

No século XVI, os primeiros acolchoados foram registrados pela história, sob o reinado de Henrique VIII, tornando-se, assim, presentes valiosos entre os ingleses. Os cavaleiros medievais usavam esses trajes sob a armadura para se protegerem. Na metade do século XVIII, a técnica patchwork desembarcou na América, principalmente Estados Unidos e Canadá. Naquele momento, a palavra de ordem era economizar ao máximo os pedaços de tecido, na época muito raros, assim como as agulhas e linhas, passadas de mãe para filha, transmitidos também como o próprio conhecimento desses métodos de composição de fios, cores e formatos diversos.

Em 1929, a quebra da Bolsa de Valores intensificou o desenvolvimento do “quilting”, pois as tecelãs tinham que economizar todo o tecido encontrado. Foram, então, criados os apetrechos que permitem que essa técnica do patchwork vá, aos poucos, deixando de ser artesanato e se transformando em arte.

Os Estados Unidos é um mercado que, dia após dia, se amplia cada vez mais, produzindo um lucro de, pelo menos, dois bilhões de dólares com o patchwork.

E então, gostaram do post? Se você produz qualquer trabalho a partir da técnica patchwork, envie para nós para divulgarmos no blog. ;D Até a próprima, gente!!!

Fonte: http://www.infoescola.com/

Imagens: Divulgação

 

Curtir no Facebook Enviar pelo twitter Enviar por e-mail

Faça seu comentário

Envie suas dúvidas e sugestões preenchendo o formulário abaixo.
Em breve entraremos em contato.

Confira seus dados antes de enviar o comentário.


Juli

By Natela

Rua República Argentina, 2025 - Ponta Aguda - 89050-173 - (47) 3321-4442 - momentosiruba@silmaq.com.br